Casa d'Arrochella

QUINTA DAS TRIGUEIRAS

Na Quinta das Trigueiras, zona de planalto em Vilas Boas, já com solos dominantemente de origem granítica. Quinta exclusivamente dedicada à produção de uvas brancas. Zona muito arejada e em planalto. Procuramos o equilíbrio entre a produção e a maturação, para assim podermos obter vinhos de lote de várias castas, com uma matriz mineral e fresca.

A Quinta das Trigueiras, também localizada em Vila Flor, é uma propriedade com uma área total de 44 ha planos de solos graníticos, onde a Casa d’Arrochella desenvolve atualmente o seu projeto mais recente, iniciado com 10 ha de vinhas de castas exclusivamente para brancos; aí, dominam as castas típicas da região, como o Rabigato, a Síria, o Gouveio, o Viozinho e a Malvasia.

É uma propriedade que ainda está em processo de recuperação, mas com tradição e registos antigos na produção de vinho do Porto branco, e onde, para além das vinhas, se destaca o olival tradicional transmontano e várias manchas de lameiros, muito procuradas pelo pastoreio da região, que produz os queijos Rabaçal. A produção vinícola da Quinta das Trigueiras dá origem ao vinho Vila Flor Vinha das Trigueiras branco e parte das uvas são usadas no “blend” do vinho Grandes Quintas branco.

Características


Localização: 
perto de Vilas Boas – Vila Flor, vale do rio Tua (afluente do rio Douro)
Área vinha: 8 ha
Castas: Malvasia fina, Codega do Larinho, Rabigato, Gouveio e Moscatel Galego Branco
Sistematização do terreno: vinha de planalto
Solo: granito | Altitude: 450-480 metros | Exposição: predominantemente NE e NW