Casa d'Arrochella

QUINTA DO CERVAL

Na Quinta do Cerval, no coração do Douro Superior, procuramos o equilíbrio da maturação, para assim podermos obter vinhos de lote de várias castas, com uma matriz fina, elegante e fresca, com grande potencial de envelhecimento em garrafa.

A Quinta do Cerval, em Vila Nova de Foz Côa, foi um projeto iniciado em 2001, após mais de trinta escrituras, que reuniu mais de 160 ha. Possui atualmente cerca de 50 ha de vinhas selecionadas, regadas diretamente do rio Douro e distribuídas em talhões, dominados pela casta Touriga Nacional, mas onde também foram plantados vários talhões de Sousão, de Touriga Franca, de Tinta Amarela, de Tinta Roriz, de Barroca e de Alicante Bouschet, que todos os anos constituem os nossos blends Grandes Quintas, Casa d’Arrochella Reserva e, em anos especiais, o nosso premium Cerval. 

É uma propriedade que, pelas suas características e localização ímpar, tem todas as condições para ganhar um estatuto de referência no novo Douro, particularmente no Douro Superior.

Características


Localização:
perto da Barragem do Pocinho – Vila Nova de Foz Côa, margem esquerda do rio Douro
Área vinha: 45 ha (7 ha vinha velha; 37,1 ha vinhas novas plantadas entre 2005 e 2009)
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão, Alicante Bouschet (vinhas novas); Mistura de castas tintas (vinha velha)
Sistematização do terreno: vinha em encosta (Vinha ao alto; Patamares)
Solo: derivado de xisto | Altitude: 125 a 250 metros | Exposição: predominantemente NE e SW